Brasil fechará 2010 como 6º maior da mídia mundial
4/01/2010
País volta a ser oitava maior economia do mundo, e mídia deverá fechar o ano à frente de França e Itália, já se aproximando do Reino Unido
Por Eliane Pereira e Felipe Turlão do M&M Online
Se considerados os investimentos em mídia, o Brasil ocupou em 2008 a oitava colocação, atrás justamente das sete maiores economias do mundo, de acordo com levantamento do bureau de mídia GroupM, que pertence ao grupo WPP, o maior do mercado publicitário.
E de acordo com as previsões mais recentes, o País deverá galgar mais duas posições até o final de 2010, ultrapassando Itália e França, ficando atrás apenas de, pela ordem, Estados Unidos, Japão, China, Alemanha e Reino Unido.
Clique aqui para ler a análise de executivos dos principais veículos sobre o desempenho da mídia no País em 2009 e as perspectivas para 2010.
O GroupW levantou ainda o investimento que se faz em mídia per capita, o que demonstra que o Brasil tem muito espaço para crescimento. Os Estados Unidos investiram em 2008 US$ 518 para cada cidadão do país, enquanto o Brasil ficou com US$ 64 por cabeça, um número que deve saltar para US$ 78 até o final de 2010. No Japão, a média per capita chegou a US$ 407, contra US$ 27 da China.
Mesmo sendo o terceiro maior mercado da publicidade, os asiáticos tem uma população de 1,3 bilhão, o que leva a média para baixo. Dentre os europeus, a Alemanha investe em média US$ 311, o Reino Unido outros US$ 343, a França US$ 256 e a Itália US$ 250.
No que tange à economia como um todo, dados da consultoria britânica Economist Intelligence Unit divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo nesta semana mostraram que o Brasil voltou a ser a oitava maior do mundo, de acordo com o PIB em dólares de 2009, que chegou a US$ 1,53 trilhão. Em 2007, o país estava na 10ª posição, atrás de Espanha e Canadá, e em 2008 chegou ao nono lugar.
O ranking de PIB, segundo a Economist Intelligence Unit, é liderado por Estados Unidos, com US$ 14,26 tri, seguido por Japão (US$ 5,07 tri), China (US$ 4,91 tri), Alemanha (US$ 3,35 tri), França (US$ 2,68 tri), Reino Unido (US$ 2,19 tri) e Itália (US$ 2,12 tri). Atrás do Brasil estão Espanha, Canadá, Índia e Rússia.
Confira tabela com os investimentos em publicidade de 2008, 2009 e 2010 (em bilhões de US$).
2008 | 2009 (Previsão) | 2010 (Previsão) |
1º EUA – 157,633 | 1º EUA – 144,975 | 1º EUA – 138,752 |
2º Japão – 52,012 | 2º Japão – 49,184 | 2º Japão – 48,707 |
3º China – 35,223 | 3º China – 38,181 | 3º China – 42,771 |
4º Alemanha – 25,546 | 4º Alemanha – 23,831 | 4º Alemanha – 23,345 |
5º Reino Unido – 21,031 | 5º Reino Unido – 18,596 | 5º Reino Unido – 18,624 |
6º França – 15,942 | 6º França – 13,681 | 6º Brasil – 15,161 |
7º Itália – 14,863 | 7º Brasil – 12,824* | 7º França – 13,056 |
8º Brasil – 13,125 | 8º Itália – 12,386 | 8º Itália – 12,320 |
Fonte: Group M e Projeto Inter-Meios.
*Valor de 2009 fechado pelo Projeto Inter-Meios
*Valor de 2009 fechado pelo Projeto Inter-Meios
0 comentários: