• Home
  • Sobre
  • Legislação
  • Contato
  • Edit
  • Quem chama a atenção ....

    Publicidade do Alpino é suspensa pela Anvisa

    5/19/2010
    Por Bárbara Sacchitiello - Atualizada às 18h47
    18 de Maio de 2010 às 11:21 do MMOnline

    A Nestlé está proibida de veicular qualquer anúncio ou campanha publicitária da bebida láctea Alpino Fast. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira 18, já está em vigor.

    A punição é a resposta dada pelas autoridades à "polêmica do Alpino", que ganhou força e repercussão na mídia na semana passada e acabou deixando a fabricante em uma saia-justa. Tudo começou quando a Nestlé recebeu a notificação de que estaria sob vigilância dos órgãos responsáveis sob s suspeita de induzir os consumidores ao erro ao vender o produto Alpino Fast - que, apesar de ter o nome e o rótulo do famoso bombom, continha, na embalagem, a inscrição "Não contém chocolate Alpino", o que motivou a revolta e reclamações de alguns consumidores.

    A princípio, a Nestlé se defendeu alegando que o produto continha aroma e sabor similar ao chocolate e que havia colocado a inscrição exatamente para não gerar confusão. Depois, porém, respondeu a reportagem de M&M Online alegando que a bebida láctea contém, sim, massa de Alpino, misturada a outras substâncias similares. Logo depois, a companhia ainda enviou um novo comunicado, informando que, após a polêmica, havia decidido tirar a inscrição "Não contém chocolate Alpino" das embalagens. Os novos rótulos já devem chegar ao mercado em algumas semanas.

    Agora, pela decisão da Anvisa, a companhia fica proibida de fazer propaganda do produto. No momento, porém, a Nestlé não mantinha na mídia nenhum comercial ou anúncio do Alpino Fast. Quando foi lançado oficialmente no mercado, em março, a marca entrou na mídia com uma campanha publicitária, assinada pela McCann Erickson (atual W/McCann). Na ocasião, a linguagem dos anúncios eram voltados aos jovens, público alvo da linha Fast - que, além do Alpino, também possui as bebidas nos sabores Nescau e Neston.

    O texto da Anvisa especifica que ficam suspensos os anúncios que podem induzir o consumidor ao acreditar que o produto possua em sua composição o chocolate Alpino, especialmente aquelas veiculadas no site www.nestle-fast.com.br. Apesar da ordem, o portal da linha Fast ainda permanece no ar.

    Resposta

    No final da tarde desta terça-feira 18, a Nestlé divulgou um comunicado no qual classifica a medida da Anvisa como um "absurdo" e promete "procurar os instrumentos cabíveis para fazer valer o seu direito.


    Leia também:

    - Nestlé defende que Alpino é Alpino

    0 comentários:

    Postar um comentário