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    Kaiser e Skol na mira do Conar

    6/24/2010
    Comerciais da Copa sofrem denúncias de consumidores e da concorrência e podem ficar fora do ar.

    Os comerciais de cerveja estão no alvo das entidades de proteção ao consumidor. Nessa semana, a Ambev e a Heineken foram notificadas a respeito dos filmes publicitários da Skol e da Kaiser, que têm como tema a Copa do Mundo. O da marca de cerveja da Heineken, inclusive, está proibido de entrar no ar.

    A punição à Kaiser aconteceu por conta de uma liminar movida pela sua principal concorrente, a Ambev. Segundo a denunciante, o comercial desrespeitava claramente a cerveja Brahma e, por isso, poderia prejudicar a imagem da Ambev. O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recebeu a denúncia e o relator julgou a reclamação procedente, enviando uma liminar imediata para que a veiculação do filme fosse suspensa.

    O comercial da Kaiser, criado pela Fischer+Fala, entrou no ar na última sexta-feira 18 e era estrelado pelo craque Romario. Ambientado em um bar, o filme mostrava o ex-jogador comentando sobre a seleção e sobre Dunga. Ao falar do técnico, Romário defendia o comandante da seleção brasileira, relembrando os tempos em que jogaram juntos na Copa de 94. Ao terminar seus comentários, o craque diz que o único defeito de Dunga é a cerveja que ele escolheu. A alfinetada faz uma alusão clara à Brahma, patrocinadora oficial da seleção brasileira para a qual o técnico do Brasil já fez diversas campanhas.

    Segundo o Conar, a entidade só concede uma liminar antes de julgar o caso nas situações em que considera que a veiculação da publicidade pode denegrir a imagem da marca que fez a denúncia - nesse caso, a Ambev. O julgamento do caso deve ocorrer somente em julho. Enquanto isso, a Kaiser tem a recomendação explícita do Conar de não voltar a exibir o filme. A Heineken garantiu a reportagem de M&M Online que fará um comunicado oficial sobre o assunto.


    Os argentinos da Skol

    A Skol também é alvo de denúncias no Conar. Os dois comerciais exibidos pela marca de cerveja há mais de um mês foram alvo de críticas de alguns consumidores e levaram o Conselho de Autorregulamentação Publicitária a abrir um processo, há duas semanas.


    Nesse caso, a crítica caiu sobre a maneira como os ‘hermanos' são retratados nos comerciais. Em um deles, alguns argentinos tentam se adequar ao modo de torcer dos brasileiros. Para isso, eles sambam, cortam os cabelos e vestem a camisa amarela. No outro comercial - que divulga as latas falantes da Skol - os argentinos sofrem ao ouvir a embalagem de alumínio gritar "Pentacampeão", um grito da torcida brasileira e, no final, serem chamados de ‘maricón' pela própria latinha.

    Nesta terça-feira 22, o Ministério Público Federal de Minas Gerais também entrou na questão, enviando uma recomendação a Ambev que pedia a suspensão do filme. O texto do órgão público, porém, também pedia para que as latinhas que dissessem a palavra "maricón" fossem retiradas do mercado. Acontece, porém, que esses dizeres foram usados somente no comercial da F/Nazca e os cinco tipos diferentes de latas falantes não mencionam essa palavra, dizendo apenas mensagens de torcida para o Brasil.

    Procurada pela reportagem de M&M Online, a Ambev esclarece que os dois filmes não estão mais no ar desde o dia 14 de junho. O Conar, por sua vez, explica que, como o julgamento do processo ainda não ocorreu, não existe uma proibição para que a Skol veicule o comercial.

    Os filmes não aparecem mais na mídia, mas ainda podem ser vistos pelo YouTube.

    O primeiro é o da Kaiser, com Romário:

    Assista também aos dois filmes da Skol, que usam os argentinos como tema.
    O primeiro é o da lata falante:


    E, o outro, o dos "Argentinos no Samba"

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